Alunos de Filosofia promovem II CineDesenho

Vão ser exibidos episódios das animações “Três Espiãs Demais”, “Irmão do Jorel” e “Hora de Aventura”

— por Lucas Meireles

Foto: Divulgação

Conceitos de grandes filósofos e desenhos animados podem ter relação. Por conta disso, alguns alunos do curso de Filosofia realizam, no dia 21 de Novembro, a partir das 13h, no Auditório do PAT (Pavilhão de Aulas Teóricas) a segunda edição do “CineDesenho – A Filosofia nos desenhos, algo possível”.

Organizado pelos alunos Centro Acadêmico Eros de Filosofia (Caefil) e o CineFilo, o objetivo do evento é mostrar, de forma irreverente, como os conceitos filosóficos estão presentes em nosso cotidiano. Desta vez, serão analisadas os seriados animados “Três Espiãs Demais” (Marathon Productions), “Irmão do Jorel” (Cartoon Networks) e “Hora de Aventura” (Cartoon Network).

O estudante e um dos organizadores, Emanuel Castedo, falou que um dos objetivos do evento é dar protagonismo aos alunos do curso. Emanuel também explicou como foi a escolha dos desenhos animados nesta edição.

“Para o último CineDesenho a gente já tinha uns desenhos quase que pré- determinados. Boa parte daqueles desenhos são os que eu vejo com maiores críticas ou reflexões sobre a nossa sociedade ou pensamento, porém pegamos o desafio de escolher outros desenhos e não repetir e aproveitar e mostrar nosso ponto de vista que a filosofia pode ser facilmente ligada a animações”, disse o estudante.

Emanuel também afirmou que os desenhos foram escolhidos a partir de sugestões da própria comunidade ruralina.

“Então pra esse primeiramente a gente fez um post aqui no grupo da rural pedindo sugestões. Pegamos todas as sugestões e começamos a procurar algum episódio em que algo pudesse ser levantado”, explicou Emanuel.

Primeira edição

Há um ano, os estudantes de Filosofia organizaram a primeira edição do CineDesenho. O evento seria uma prévia da Semana Acadêmica do curso. Na ocasião, cerca de 100 pessoas estiveram presentes no Auditório do PAT para acompanhar a apresentação.

Foram exibidos os desenhos “BoJack Horseman” (Netflix), “Irmão do Jorel” (Cartoon Network),  “Rick and Morty” (FOX), “Steven Universe” (Cartoon Network).

  • Generic selectors
    Exact matches only
    Search in title
    Search in content
    Search in posts
    Search in pages


  • Notícias Relacionadas

    Alunos de Letras organizam III Sarau Pede Poesia

    Descriminalização do aborto foi tema de debate para o curso de Ciências Sociais

    PET Dimensões da Linguagem promove 1ª Edição do Identidades

    Belas Artes e ABCA realizam Mostra de Filmes Animados

    UFRRJ é palco do 1º Encontro do NuLFic